segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Subindo com Rute

Neste livro histórico conhecemos um pouco das atitudes simples, porém muito decisivas, desta jovem viúva chamada Rute. Eis abaixo sete degraus que ela escolheu subir, que ilustram o caminho da maturidade na vida de um cristão verdadeiro.

1) 1:16 -18 = Sua CONVICÇÃO - Ao dizer "o teu Deus é o meu Deus", ela mostrou sua certeza em inteira certeza de fé, que confiava no Deus Único e Verdadeiro. Isso nos leva a considerar diversas pessoas com as quais O Senhor Jesus conversou pessoalmente. Podemos destacar aquele centurião romano, de quem O Senhor disse algo maravilhoso, "...nem ainda em Israel tenho achado tanta fé." (Mt.8:10 e Lc.7:9).

2) 2:13 = Sua GRATIDÃO - A primeira atitude daquele que foi "vivificado", bem poderia ser a de agradecer! Estando "mortos em ofensas e pecados", separados de Deus e condenados por natureza adâmica à condenação eterna, o que mais poderíamos fazer, depois de receber de Deus o perdão e a Vida Eterna em Cristo Jesus, que tudo fez por nós sem cobrar nada? Veja um belo exemplo dessa gratidão em Lucas 17:11-19, quando apenas um de dez leprosos voltou para agradecer ao Senhor, depois de ter sido curado.

3) 3:3-6 = Sua OBEDIÊNCIA - Para um coração convicto a agradecido, obedecer é consequência imediata! Como nos ensina o apóstolo João em I Jo.5:3 ao dizer " Porque este é o amor de Deus: Que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." Vale a pena ler as duas cartinhas pessoais de João à "Senhora eleita" e ao "Amado Gaio".

4) 2:2,3 = Sua DISPOSIÇÃO - Quando ela disse "deixa-me ir ao campo", mostrou boa vontade e prontidão, pois, sem ninguém falar nada. Diante da ordem clara do nosso amado Senhor e Salvador, como agiríamos? Em Lc.9:57-62 encontramos O Senhor ouvindo evasivas "deixa-me primeiro...". Bem diferente de Rute que ao invés de reclamar, pediu para servir. Digamos "sim" ao "Ide"!

5) 2:7 = Sua DEDICAÇÃO - "Assim ela veio, desde pela manhã até agora". Trabalhou o dia inteiro sem descanso algum. O Senhor Jesus fez o mesmo, trabalhando quase sem repouso algum, até  morrer naquela cruz de dor e humilhação. Uma vez Ele disse aos discípulos "dai-lhes vós de comer", quando a multidão estava faminta. Leia em Mt.9:35-38. Se os salvos pararem, os perdidos morrerão, não de fome ou sede, mas na perdição eterna!

6) 2:19 = Sua CONSTÂNCIA - Dia a dia, sem oscilações, Rute trabalhava. "Onde colheste HOJE?" Uma linda ilustração da colheita que cada salvo pode, e deve, fazer CADA DIA na Palavra de Deus, buscando Nela o alimento de que precisa para crescimento e fortalecimento espiritual. Considere os Salmos 1:2; 40:8; 119: 18, 70, 72, 77, 105, 113, 174.

7) 3:18 = Sua PACIÊNCIA - "Espera, minha filha...". Quando aprendemos esperar pacientemente, podemos dizer que de fato amadurecemos na fé. Em Romanos 5:3,4 lemos assim: "...sabendo que a tribulação produz paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." Perceba que a vida estabilizada de experiência e o coração seguro na esperança, só podem ser manifestos assim, depois da paciência produzida pela tribulação. Esse foi o caso de Rute. Muito sofreu, mas aprendeu!

Quando um salvo sobe este sete degraus na sua vida, ele pode dizer que chegou num nível de onde pode apreciar muito mais da grandeza da salvação, sem reclamar tanto das agruras do presente século mau!

"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário